Encontramos produtos químicos em diversos lugares, com vários tipos e reações, e todos são perigosos. Por isso, é necessário se precaver antes de manuseá-los.
1-descarte-de-produtos-e-residuos-quimicos
E a regra número um é: Se não sabe qual é a substância, não tente manuseá-la. Nem como teste!
Pelo simples fato de que você não irá saber como agir caso essa substancia prejudique seu organismo. E no caso de exposição é necessário levar em consideração o tempo de exposição, natureza do agente e a sensibilidade individual.

Devo destacar também que todo produto químico deve estar acompanhado, da FISPQ (Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico), com todas as informações sobre o produto, procedência, reação química, manuseio, telefones úteis em caso de acidente, entre outras.
 neo
Regra número dois: Equipamento.
Nunca se esqueça de usar adequadamente seu equipamento de proteção individual. Mas caso vocês esteja sem o equipamento, e foi atingido por alguma substancia agressiva, lave imediatamente o local com água corrente e sabão.
lavar_a_mao_e_lei
Regra número três: Lavar as mãos.
Lave-as com frequência, especialmente após manusear algum produto. E tente não usar solventes, isso pode causar irritações.
Perigo
E para finalizar, cuidado com outra substância química, inclusive com o oxigênio do ar ou com a água, em contato eles podem produzir fenômenos físicos tais como calor, combustão, explosão ou uma substância tóxica.

Essas reações químicas perigosas tanto podem ocorrer de forma exotérmica quanto podem provocar a liberação de produtos perigosos, fenômenos que muitas vezes ocorrem simultaneamente. Para se prevenir, devemos conhecer a lista de substâncias químicas incompatíveis de uso corrente em laboratórios a fim de observar cuidados na estocagem, manipulação e descarte.

Segue exemplos de substâncias químicas incompatíveis:

Substância Incompatibilidade Reação
Ácidos minerais fortes Bases fortes
Cianetos
Hipoclorito de sódio
Neutralização exotérmica
Liberação de gás cianídrico
Liberação de cloro
Ácido nítrico Matéria orgânica Oxidação violenta
Oxidação violenta Matéria orgânica
Metais
Oxidação
Decomposição

.
Fontes: http://www.sesmt.com.br/Blog/Artigo/sesmt-dds-manuseio-de-produtos-quimicos  
http://ddsonline.com.br/dds-temas/39-seguranca/89-cuidados-ao-manusear-transportar-e-armazenar-produtos-quimicos.html
http://ddsonline.com.br/dds-temas/39-seguranca/420-cuidado-com-o-manuseio-de-produtos-quimicos.html