O descarte de resíduos químicos correto hoje em dia já não é uma novidade, por exemplo em vários locais nós vemos as latas de lixo coloridas que são destinadas a materiais específicos como: papéis, plásticos, metais, orgânicos e entre outros.
Embora existam várias dessas lixeiras, nem todos os produtos devem ser descartados de forma comum, e entre eles estão os resíduos químicos, portanto é importante nós sabermos como descartá-los corretamente.
Por que e o que descartar resíduos químicos?
De acordo com a CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) na resolução N°358 de 29/02/2005, resíduos químicos são: “Resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.” Essa resolução ainda dá uma lista de alguns itens que são considerados resíduos químicos.
- Produtos hormonais e produtos antimicrobianos; citostáticos; antineoplásicos; imunossupressores; digitálicos; imunomoduladores; antirretrovirais, quando descartados por serviços de saúde, farmácias, drogarias e distribuidores de medicamentos;
- Resíduos de saneantes, desinfetantes, desinfestantes; resíduos contendo metais pesados; reagentes para laboratório, inclusive os recipientes contaminados por estes;
- Efluentes de processadores de imagem (reveladores e fixadores);
- Efluentes dos equipamentos automatizados utilizados em análises clínicas;
- Demais produtos considerados perigosos, conforme classificação da NBR-10.004 da GESTÃO DE RESÍDUOS E PRODUTOS PERIGOSOS – Tratamento… RESOLUÇÃO CONAMA nº 358 de 2005 RESOLUÇÕES DO CONAMA 621 ABNT (tóxicos, corrosivos, inflamáveis e reativos).
Justamente de acordo com a descrição, os resíduos químicos devem ser descartados em locais diferentes devido ao risco que eles apresentam à saúde e ao meio-ambiente. Eles podem causar intoxicações, doenças respiratórias, câncer, e várias outras enfermidades, além disso se essas substâncias acabarem na natureza, elas podem contaminar corpos d’água, o solo, animais e plantas.