Todos os rótulos são importantes, isso porque, eles descrevem a composição de produtos, além de vários aspectos relevantes ao público-alvo de determinado item. Por isso, é essencial que produtos químicos sejam sempre rotulados e bem identificados, a fim de que, não haja mal-entendidos ou acidentes durante a utilização de um produto.
Portanto, vejamos aqui algumas normas que devem ser seguidas ao criar o rótulo de um produto químico.
Normas técnicas de rotulação
Primeiramente a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou a norma ABNT NBR 14725-3:2012 que instrui sobre a rotulação dos produtos químicos. Entre o que deve ser colocado no rótulo estão:
- Identificação e composição do produto químico
- Pictograma de perigo
- Palavra de advertência
- Frase de perigo
- Frase de precaução
- Informações suplementares
Desta forma o consumidor fica bem-informado dos riscos apresentados pelo produto e quais as precauções que devem ser tomadas.
Identificação e composição do produto químico
Essa parte é mais direta, os componentes utilizados na produção desse produto químico devem ser todos listados no rótulo com seus nomes químicos genéricos ou comuns.
Pictograma de perigo e palavra de advertência
O pictograma de perigo são pequenas imagens que representam alguns dos riscos que o produto químico ou seus componentes apresentam. Existem os pictogramas para: substâncias explosivas, inflamáveis, oxidantes, corrosivas de metais ou cáusticas, tóxicas, irritantes, cancerígenas ou mutagênicas, nocivas ao meio ambiente, e gases sobre pressão.
Já a intensidade do risco dessas substâncias deve ser informada pela palavra de advertência, que podem ser “Perigo” que representa alto nível de risco e deve ser manuseado com muito cuidado, ou, “Atenção” que não é necessariamente letal, mas pode apresentar riscos mais leves também.
Frases de perigo, Frases de precaução e Informações suplementares
São frases curtas que descrevem qual o perigo que esse produto químico apresenta, e quais devem ser as precauções a serem tomadas para a segurança do consumidor. E as informações suplementares são dados específicos e condicionais com relação ao perigo e as precauções com o produto químico.
Os produtos da Orientaltec seguem todas as normas de segurança e de rotulação, garantindo assim a qualidade do produto e o bem-estar do consumidor.