As caldeiras industriais possuem papel importante para diversos setores industriais. Ele gera grandes quantidades de vapor em diversos procedimentos e opera sob alta temperatura.
Pensando nisso, todos seus componentes são necessários. E por isso é importante que muitas medidas sejam respeitadas no dia a dia, para evitar acidentes.
Manutenções preventivas
Uma das práticas mais importantes para trabalhar com caldeiras sem dúvidas é a manutenção – tanto preventiva como a programada. Isso porque, qualquer equipamento, precisa de manutenções para manter o bom desenvolvimento. Falando das caldeiras, a manutenção preventiva pode evitar falhas futuras e a programada evita paradas inesperadas e acidentes.
Tudo isso ainda contribui para que o equipamento opere com sua máxima eficiência e o desempenho esperado pela empresa é alcançado.
NR 13 e limpeza correta
A NR13 é um conjunto de normas sobre o uso das caldeiras, e leva em consideração pontos como:
- Testes de estanqueidade;
- Vistoria de vasos de pressão;
- Inspeções nas válvulas de segurança;
- Monitoramento da pressão do equipamento.
Com essas e outras indicações exigidas pela norma, é possível que defeitos sejam detectados antes que a parada operacional da máquina ocorra. E assim, é possível garantir que todos os indicadores sejam cumpridos.
Depois de um tempo é necessário que seja realizado a limpeza da caldeira, já que é comum que desgastes surjam pelo processo de queima e produção de vapor. Isso pode ocasionar reações corrosivas e acúmulo de detritos. A limpeza ajuda a minimizar esse tipo de problema, mas, para realizar esse tipo de limpeza é preciso muita atenção para que não fique nenhum detrito. O profissional deve usar uma escova de aço apropriada e equipamentos pneumáticos para higienizar os tubos com mais rapidez.
Fator Humano
A melhor maneira de utilizar uma caldeira é capacitar pessoas para operá-la. Isso contribui para seu funcionamento seguro. Esse treinamento inclusive, é exigido na NR13 e deve ser abrangente, completo e prático. Para operar uma caldeira é preciso possuir o certificado de Treinamento de Segurança na Operação de Caldeiras.
Tudo isso irá contribuir para o bom uso das caldeiras industriais.