Qual a importância da indústria química para a sociedade?

A indústria química tem grande importância para toda a sociedade. No Brasil, por exemplo, é considerada uma das dez maiores do mundo. E termos de PIB, ela ocupa o segundo lugar no nosso país.

Esses números mostram como ela é relevante e responsável por vários avanços até mesmo a nível mundial e por isso é bom saber quais são seus impactos na sociedade.

Industria química

A Industria química é o ramo que conduz a produção químico-industrial. Esses produtos têm grande variedade como: petroquímicos, agroquímicos, farmacêuticos e até mesmo de tintas e outros componentes. Para a criação desses e outros produtos, é necessário que haja reações químicas que formam novas substâncias.

Mesmo parecendo simples, uma empresa precisa ser qualificada quer seja ela própria ou quer seja private label. Ela precisa seguir normas de segurança, ambientais além da ABNT e licenças para funcionamento.

Sua importância

Com seu constante aperfeiçoamento e avanço, a indústria química traz muitas inovações para a sociedade. Veja alguns deles abaixo:

Empregos – Desde 2018, o setor chegou a faturar US$ 127,9 bilhões. Consequentemente, os índices de novos empregos aumentaram de maneira considerável. Atualmente estima-se que existam 2 milhões de brasileiros no setor.  

Inovação – Com os avanços do setor, a sociedade se beneficia com as inovações ligadas diretamente a ela. As construções civis são um vivido exemplo disso, uma vez que crescem cada vez mais, graças aos avanços industriais do setor químico.

Proximidade – A indústria química está mais próxima de nós. Bem mais do que imaginamos. Isso porque, ela envolve vários segmentos como:

  • Açúcar;
  • Álcool;
  • Têxtil;
  • Plásticos;
  • Couro;
  • Bebidas;
  • Tintas;
  • Tratamento de água;
  • Entre outros.

É sempre bom analisar pontos antes de escolher uma empresa do ramo. Especialmente se você pensa em industrializar no modelo private label.

Análise pontos como:

  • Atendimento;
  • Histórico empresarial;
  • Credibilidade;
  • Infraestrutura;
  • Tecnologia.

Outras coisas que ainda podem ser avaliadas são como esses produtos são industrializados. Por exemplo, no caso das tintas, se são a base de água. Isso porque boas indústrias se importam com os produtos e com a qualidade de vida de quem os utiliza.

Outros artigos para continuar lendo

O que é private label e como funciona?

Você com certeza já ouviu falar em Private Label. Esse modelo de negócios segue em crescimento no mercado, e é essencial que empreendedores conheçam seu sistema. Isso porque essa alternativa pode aumentar lucros e cortar custos industriais, mantendo a qualidade do...

Cuidados essenciais com caldeiras industriais!

As caldeiras industriais possuem papel importante para diversos setores industriais. Ele gera grandes quantidades de vapor em diversos procedimentos e opera sob alta temperatura. Pensando nisso, todos seus componentes são necessários. E por isso é importante que...

A importância da indústria química e os impactos ambientais

Indústria química e os impactos ambientais Segundo dados da Associação Brasileira da Industria Química, o setor já faturou $ 113,5 bilhões de dólares no Brasil. Esse segmento transforma matérias-primas em novos produtos. As matérias-primas podem variar desde:...

O que é envase?

Processo e envase de produtos O processo de embalagem de produtos é conhecido como envase e acontece no final do processo de fabricação. Esse processo pode ser feito em vários tipos de embalagem, retornáveis ou descartáveis. Com o avanço dos processos industriais,...

Por que devo terceirizar meu processo de produção?

Terceirizar meu processo de produção Falando em sistema industrial, alguns processos têm de ser mantidos internamente. Mas outros podem ser terceirizados. Quando as empresas precisam realizar um processo, mas não possui sistema próprio, a terceirização dos processos...

E-mail

contato@orientaltec.com.br

Entre em contato conosco,
será um prazer em atendê-lo.