A nova era da indústria 4.0, conhecida como a quarta revolução industrial, trouxe a união do físico com o digital o que impactou indústrias de todos os tipos e ramos, atualmente no Brasil essa mudança vem baseada na automação industrial, permitindo assim que as empresas aumentem sua eficiência ganhando mais força e relevância no mercado global.
Ao redor do globo, a automação evoluiu por meio da inserção de novas tecnologias garantindo uma maior otimização dos processos com tempo e custos reduzidos.
Graças ao advento da inteligência artificial, computação em nuvem e da internet das coisas (IoT) as fábricas passaram a ser mais “inteligentes”.
De acordo com a CNI (Confederação Nacional das Indústrias) numa pesquisa realizada em 2018, constatou que se as tecnologias digitais forem aplicadas de maneira eficiente
na atividade industrial, uma série de benefícios são rapidamente notados como:
- Redução de custos;
- Rapidez no lançamento de produtos;
- Flexibilização das linhas de produção;
- Otimização operacional entre outros…
Quer saber como anda a evolução da automação da indústria brasileira? veja alguns pontos de atenção.
Aumento nos investimentos em tecnologias digitais
Entre 2016 e 2018 houve um aumento no percentual das empresas que utilizam algum tipo de tecnologia digital de 63% para 73%!
E quase metade, cerca de 48% já pensam em ampliar a implementação de novas tecnologias nos próximos anos.
90% das empresas entrevistadas priorizam tecnologias que aumentam a eficiência da produção e da gestão dos negócios e 58% já utilizam a tecnologia digital para o desenvolvimento de produtos.
Evolução da indústria com a tecnologia
Apesar do grande interesse em tecnologias digitais na indústria nacional, o Brasil caminha a passos lentos se comparado com os demais países pelo domínio do mercado global.
No Índice Global de Inovação de 2021 o nosso país é apenas o 57° num ranking de 132 países, com pouco mais de 9% das empresas nacionais com inteligência artificial e
Big data por exemplo.
Nem somos protagonistas no cenário regional, onde ficamos atrás do Chile.
É preciso olhar para o horizonte e trazer ideias inovadoras para mudar este cenário atual.
Características da automação na indústria
A (IoT) Internet das coisas, a computação na nuvem, uso de robôs e da inteligência artificial vem impulsionando novas mudanças na indústria 4.0.
No Brasil e pelo mundo a automação industrial virou a regra para quem quer buscar automatizar seus processos de fábrica com eficiência e redução de custos.
Os próximos passos são focar em dispositivos de integração para gerenciamento da produção com informação em tempo real.
para só assim na última fase de implementação que é a total integração do setor produtivo e de toda cadeia logística elevando essas empresas em indústrias de nível global.
Quais os benefícios da automação?
Conheça alguns dos benefícios que vão além da empresa chegando a beneficiar o mercado onde atua e seus consumidores acompanhe:
Aumento da produtividade de forma eficiente
Maximiza a produção diminuindo o consumo de energia e de suas matérias-primas, por exemplo.
Agita o mercado
Estimula diversos setores diretos e indiretos daquele mercado como: qualificação de mão de obra, aquisição de máquinas tecnológicas e entre outros.
Traz oportunidades de empregos melhores
Quanto mais tecnologia mais qualificação, o resultado disso? Mais mão de obra qualificada e mais renda para os trabalhadores.
Reduz custos da indústria
Com este novo upgrade na indústria 4.0, a tecnologia ajuda na redução de custos operacionais e ociosos.